top of page
Buscar
designembranco

Dia do Pai - do antigamente para o eternamente

O Dia do Pai é celebrado em diferentes datas em muitos locais por todo o mundo, mas a ideia de homenagear os pais remonta à longínqua Antiguidade. Na Babilônia, há cerca de 4 mil anos atrás, um jovem chamado Elmesu esculpiu um cartão em argila para desejar sorte, saúde e longa vida a seu pai. Na China, a data coincide com o Festival do Barco-Dragão, em honra a Qu Yuan, um poeta que se suicidou afogando-se no rio Amarelo em protesto contra a corrupção do governo.








A celebração moderna do Dia do Pai, o formato mais próximo dos dias de hoje, tem origem nos Estados Unidos, onde Sonora Smart Dodd, filha de um veterano da Guerra Civil que criou seis filhos sozinho, propôs em 1909 a criação de um dia para homenagear os pais, assim como já existia o Dia das Mães. Dodd escolheu o dia do aniversário do seu pai, que calha no terceiro domingo de junho, para a primeira celebração oficial do Dia do Pai.


A ideia popularizou rapidamente por todo o país, e em 1972 o presidente Richard Nixon oficializou o terceiro domingo de junho como o Dia do Pai nos Estados Unidos. A data também é celebrada noutros países, como Canadá, Reino Unido, França, México, Argentina e Brasil.


O Dia do Pai em Portugal é também ela uma data muito especial, celebrada no dia 19 de março.

Este dia é uma oportunidade para expressar o amor e a gratidão que sentimos pelos pais, bem como para reforçar os laços de afeto e carinho entre as famílias. É um momento para celebrar a paternidade e a importância dos pais na formação de cada indivíduo.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page